Verminose em Pet’s:

O ato de adotar um animalzinho é uma “virada de chave” na vida de qualquer pessoa. Além de toda a fofura e afeto que esses seres nos proporcionam, são inúmeras experiências novas, que podem nos deixar fascinados e assustados ao mesmo tempo.

Um dia desses, tive um caso em que uma tutora adotou seu primeiro cachorrinho depois dos 20 anos, sem nunca ter tido bicho de estimação algum.

No primeiro momento, ela relatou como se sentiu perdida por não saber o que é normal ou não para filhotes, por isso, ao ver vermes saindo do bumbum do seu pet foi algo muito assustador e angustiante.

Por incrível que pareça, vermes inteiros podem sair das mais diversas cavidades dos animais, dependendo do grau de infestação que esteja acometendo o organismo do animal.

Sei também que pode ser um pouco nojento, mas o aumento dos endoparasitas de forma exagerada no organismo pode ser ocasionado por diversos fatores, como contaminação do ambiente, desparasitação atrasada (ou nunca realizada) e consumo de alimentos inadequados.

Além de não ser uma cena agradável, verminoses não tratadas podem causar baixa de imunidade, anemia, desconforto abdominal e gástrico e mudança no aspecto das fezes, podendo ficar mais pastosas, e com presença de muco, sangue ou ambos.

O que fazer?

Portanto, se você observou vermes no seu pet, procure um Médico Veterinário de sua confiança para receber orientação sobre como proceder no caso “DELE”.

É muito importante entender que nem sempre só o medicamento para desparasitação do seu bichinho será suficiente, pois cada verme pode apresentar sintomas de formas diferentes.

Alerta: Nunca tente puxar o verme ou outro corpo estranho que esteja saindo do ânus do seu pet, pois você pode acabar machucando a mucosa intestinal e piorando a situação.

Uma boa opção é montar, com seu veterinário, um cronograma de vermifugação, desparasitação de pulgas e carrapatos, além da atualização do cartão de vacinação. Utilize também desinfetantes voltados para a descontaminação de áreas utilizadas por animais de companhia.

Consulte também um médico humano para identificar se você também precisa tomar alguma medicação para verminose.

A prevenção sempre é o melhor caminho!

1 comentário em “Verminose em Pet’s:”

Deixe um comentário